English EN Portuguese PT Spanish ES

Agronegócio

A CIASA somos operadores de todos os instrumentos para financiamento do agronegócio e com as opções existentes para aumentar o acesso aos recursos financeiros para o setor como um todo.

Gestão Administrativa Organizacional:

O agronegócio brasileiro é considerado a maior e melhor alavanca para o desenvolvimento econômico do País e, segundo alguns autores sobre o assunto, “é a locomotiva brasileira” que puxa todos os outros negócios. A mensuração e o entendimento da participação do agronegócio no PIB do País é tema de fundamental importância para a economia brasileira e, nas últimas décadas, o setor assumiu papel de relevância no desenvolvimento brasileiro. O agronegócio é o maior responsável pela integração de diversos setores da economia brasileira, possibilitando a confecção de roupas, artigos para a Educação, artigos para a Saúde, a elaboração de produtos de higiene pessoal, e principalmente colocando o almoço, lanche e o jantar na mesa de todos os brasileiros.

Impactos do agronegócio na economia nacional:

O setor primário conta com cerca de 5 milhões de produtores rurais que geraram mais de R$800 bilhões de reais para economia. O montante se refere ao setor agropecuário, que cresceu junto com o agronegócio.

Além disso, é ele que atualmente sustenta a economia do país, representando 49,8% das exportações brasileiras. O destaque para as exportações foram o complexo da soja, setor de cárneos e o setor sucroalcooleiro, que juntos com os demais, somaram resultados positivos de mais de U$87 bilhões de reais no final do ano de 2016 (CNA).

Em paralelo, o agronegócio brasileiro aumentou sua participação no produto interno nacional (PIB), alcançando a marca de 23%. O fato é também reflexo do constante crescimento do PIB do agronegócio, frente a retração do PIB nacional desde 2013. Estima-se que ao final de 2016, o agronegócio tenha crescido cerca de 3% (CNA), frente a 3,3% negativos do PIB nacional (advfn.com).

O agronegócio em 2015 empregava 19 milhões de trabalhadores, e no ano seguinte, gerou +75 mil empregos, frente ao aumento do desemprego no Brasil, que no mesmo período extinguiu mais de 683 posições (CNA e CEPEA 2015). A produtividade média do trabalhador em 2009 foi de R$ 9 mil no setor primário.

O agronegócio movimentou muitos insumos, e cabe aos produtores continuarem a fazer o uso consciente e utilizá-los com eficiência. Fomentamos que todo o produtor adote tecnologias e faça investimentos.

INSTRUMENTOS CIASA PARA FINANCIAMENTO DO AGRONEGÓCIO

a) CPR – Cédula de Produto Rural

Fundamentos legais.
Características.
Finalidades.

b) CDA/WA – Certificado de Depósito Agropecuário/Warrant Agropecuário

Fundamentos legais.
Características.

c) CDCA – Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio.

Fundamentos legais.
Características.
Finalidades.

d) LCA – Letra de Crédito do Agronegócio

Fundamentos legais.
Características.
Finalidades.

e) CRA – Certificado de Recebíveis do Agronegócio Fundamentos legais.

Características.
Finalidades.

f) NCA – Nota Comercial do Agronegócio (nota promissória)

Fundamentos normativos.
Características.
Finalidades.

g) NPC – Nota Promissória Comercial / Commercial Paper

 

i) WARRANT

 

 

j) CÉDULA PIGNORÁTICIA

CIASA GROUP- BRASIL/SP